quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BOXE CHINÊS, KUOSHU, WUSHU E SANDA, QUAL A DIFERENÇA???

LEI TAI - KUOSHU - WUSHU - SANDA - SANSHOU
O LEI TAI é uma plataforma elevada de combate, sem grades com elevação de 60 a 80 cm, as competições eram presididos por um árbitro na plataforma e juízes nas laterais. lutadores eram lançados ou forçados a abandonar o ringue. O vencedor permanecerá no ringue(plataforma) (como o seu "dono "), se derrubado por um adversário mais forte. Se não houvesse mais desafiantes, que se tornaria o campeão. Duelos privados no palco não tinha regras e, por vezes lutavam até a morte.

Em chinês Lei () "trovão" (lei ) "mão"(shǒu)  Tai significa "palco" ou "plataforma". literalmente, significa "bater (um tambor)"
BOXE CHINÊS "Batida de tambores " no exercito chinês foram ensinados os movimentos e técnicas do Boxe chinês, aos soldados da tropa e muito bem eficaz em combates. É possível que o lei tai recebeu o seu nome a partir deste tipo de plataforma, uma vez que um lutador avançado pode "bater" o seu adversário como um tambor. " força em seus golpes".
A área de combate é quadrada, 7,3 m x 7,3 m (0,60 cm até 80 cm) de altura, mais tem outras variações, dependendo de cada confederação.
Hoje, habitualmente usando um ring de cordas tipico do boxe tradicional medindo 6 x 6 mt e também em tatames com aréas de 8 x 8 mt com aréa de luta de 6 x 6 mt. No Brasil muito difundido pelas confederações locais. muito dispultado, o sanshou a formando sua história no rank nacional, hoje temos varios destaques nas competições.


Nos tempos atuais as modalidades foram se primorando como:

KUOSHU: Regras em suas diferentes faixa etaria e divididas em categorias (iniciantes, intermediarios e avançados) a regra muda conforme o tempo de habilidade dos lutadores (graduações).

Equipamentos obrigatorios:
KUOSHU: capassete com grande, luva de dedo, protetor bucal, coquilha, protetor de toraz (opcional para iniciantes) e caneleiras (opcional para iniciantes).
WUSHU: capassete sem grande, luva 18 onças, protetor bucal, coquilha, protetor de toraz(opcional para iniciantes) e caneleiras (opcional para iniciantes).
SANDA: Luva de 18 onças, protetor bucal, coquilha (APENAS LUTADORES AVANÇADOS).

BOXE CHINÊS
Luta Tradicional
Boxe chinês ("mãos livres") ou Sanda, literalmente ("luta livre") auto-sistema de defesa e esporte de combate. Não é visto como um estilo próprio, é considerada como apenas um dos dois componentes do treinamento em artes marciais chinesas (KUNG FU) e é frequentemente ensinada juntamente com Taolu (formas) de treinamento. No entanto, como parte do desenvolvimento do wushu como esporte pelo governo chinês, foi criado um currículo(sistema de matérias) padrão para o sanshou. É a esse currículo padrão que o termo "Sanshou"é geralmente aplicada. O sistema de treinamneto Sanshou, visto que as suas variantes de competições seria: Kuoshu, Kuoshu light, Wushu, Sanda e suas regras para todas as idades e categorias.


GARRA DE ÁGUIA BRASIL 
Matemos um curriculo de graduações a mais de 15 anos em todo Brasil com a supervisão da matriz em SP, o sistema de faixas segue um rigoroso padrão de técnicas exclusivas onde o praticante segue seu treinamento por etapas de crescimento ate a sua formação(preta), mantendo a tradição chinesa, socos, chutes, cotoveladas, quedas, projeções, técnicas de esquivas, respiração, chi kung e a pratica defesa pessoal.




As primeiras regras oficiais Sanda foi elaborado em Janeiro de 1982, quando o CNSC convocou uma conferência em Pequim. Seis equipes compostas de Shandong, Hebei e equipes da província de Guangdong, e da Universidade de Pequim Educação Física e das equipes da cidade do Wuhan Faculdade de Educação Física as equipes convocados para a conferência para ajudar a formular os regulamentos e os pontos do sistema do esporte. Dez meses depois, a primeira competição de Sanshou foi realizada em novembro de 1982. A área de luta original era um círculo de nove metros de diâmetro aberto, mais tarde foi mudado para um tradicional "LEI TAI".

BENEFICIOS DA PRATICA DO BOXE CHINÊS:

O combate é um importante legado do povo chinês que visa proporcionar saúde e longevidade aos seus praticantes.
Ajuda o praticante a ter maior agilidade, resistência e disciplina, gerando benefícios como pronto raciocínio; perda de peso; desenvolvimento físico acelerado; relaxamento mental; aprimoramento de laços sociais; aumento de resistência corporal e aumento de confiança.


FONTES:
http://www.tonlon.com.br
http://en.wikipedia.org

Sifu Marcelo Sena 
Presidente da FKWTRN,
Membro fundador da CBAMC e LIGA NACIONAL GARRA DE ÁGUIA DE KUNG FU BRASIL.

Nenhum comentário:

AS 10 MAIS ACESSADAS DAS ÚLTIMAS SEMANAS - OBRIGADO POR VISITAR NO SITE!!!